Utilize essas 3 etapas, envolva toda a sua equipe e lucre muito – parte II

Utilize essas 3 etapas, envolva toda a sua equipe e lucre muito – parte II

No último post discutimos sobre uma ação muito interessante para você aplicar em sua empresa envolvendo toda ou grande parte de sua equipe. Trata-se de uma reunião informal chamada brainstorming – tempestade de ideias – na qual os participantes tem carta branca para opinar em tudo o que eles creem serem capazes de fazer para trazer melhorias e levar a empresa a um novo patamar. Parece anarquia, mas se você já realizou a etapa 1, com certeza percebeu quantos frutos se pode colher. Se ainda não realizou, não perca mais tempo, leia ela aqui.

Etapa 2

Após realizada a etapa 1, você e sua equipe mergulharam em um conjunto de “problemas” interessantes e de lá poderão tirar diversas ideias com melhorias a serem aplicadas na empresa.

Nesta segunda etapa você listará todos problemas levantados na reunião anterior e os mostrará para toda a equipe.
Peça aos participantes que pensem em ideias possíveis de serem realizadas para solucionar os tais problemas.
De-os um tempo para pensar e então retorne a sala.
É importante que essa tarefa seja feita como uma roda de conversa, um bate papo onde cada um contribuirá com suas ideias.

Terminada a reunião você elegerá as melhores ideias, as que tiverem fundamento e que serão possíveis de ser realizadas.

Reúna os problemas e as possíveis soluções, faça uma impressão das mesmas e fixe-as num local de fácil visualização para todos os envolvidos e agende a próxima reunião. Um prazo de 10 a 15 dias será suficiente para que haja um período de incubação inconsciente, onde todos se acostumarão à elas.

Vocês perceberão que neste prazo haverá vários momentos de iluminação, insights criativos e ideias repentinas. Aconselhe que tais ideias devem ser anotadas para a data da próxima e última reunião.

Passado o período de incubação é chegada a data do grand finale

Etapa 3

Neste momento todas as ideias anteriores devem ser repassadas e novas ideias que surgirem devem ser discutidas até que você e sua equipe escolham as que de fato serão aplicadas.

Aproveite este momento para delegar como implantarão as mudanças e quais indivíduos participarão de quais processos.

Além de inovar e melhorar rotinas em sua empresa, você perceberá uma importante união em sua equipe. Um novo olhar dos colaboradores envolvidos e sensibilizados por fazerem parte das mudanças que eles mesmos enxergaram.

Não deixe de voltar aqui e nos contar como foi sua experiência.

Sucesso 🙂

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